O GAAPAC – Grupo de Apoio e Auto-Ajuda a Pacientes com Câncer

O Gaapac

Neide Gaapac 0036
Neide Gaapac 0031 
Neide Gaapac 0043  
CONFRATERNIZA__O_079
CONFRATERNIZA__O_022
Neide Gaapac 0045  
Neide Gaapac 0046 

O Gaapac é o Grupo de ajuda e auto-ajuda a pacientes de câncer, com reuniões semanais.A minha psicóloga da Onkos me orientou que seria muito bom eu conhecer e participar das reuniões semanais. Como no inicio de meu tratamento, eu estava muito debilitada e não conseguia dirigir, então, eu necessitava de alguém para me levar. No inicio, o meu ex-marido ficou com essa missão. Nas reuniões eu não agüentava ficar sentada e fazia uso de colchonete e ficava deitada. Com os depoimentos, eu me emocionava e chorava.

Achava tudo muito forte, e via tudo como sentença de morte.

Tinha pacientes em estado muito grave e outros já curados.

Mas eu me pegava justamente nos mais graves e isso me trazia um sofrimento. Eu precisava me fortalecer um pouco mais e inclusive em aceitar a doença.

Não falo em me acomodar a situação e sim em não me sentir uma coitada.

Precisei passar um tempo ausente do grupo, me acostumar com a idéia de que eu também era uma paciente de câncer. Voltei ao grupo, mais consciente e comecei a me integrar.

O que muito me ajudou foram os passeios, as confraternizações realizadas pelo grupo.

Comecei a ver as pessoas não como pacientes, mas como pessoas alegres, divertidas, com muita sede de viver e de enfrentando a vida com disposição e entusiasmo.

O sentimento de solidariedade sempre presente. Essa foi uma das melhores fases de minha doença. Isso me ajudava a viver!

Aprendemos a conviver com a vida e com a morte. Pacientes sobrevivendo e pacientes morrendo.

Durante o período em que estive lá, perdi grandes amigas, a Rosa e a Laíze e depois Inês.

A Laíze foi a idealizadora do Calendário Cicatrizes, onde foram reunidas 12 mulheres pacientes de câncer, onde pousaram e o fundo das fotos tinha as suas cicatrizes e cada uma colocou uma frase falando da cicatriz em sua vida. Toda a renda com a venda dos calendários foi revertida ao Gaapac. Eu tive a imensa alegria de ser uma das garotas do calendário, fiquei no mês de marco do ano de 2007.

A Laise e a Rosa também pousaram no calendário. Elas nos deram exemplos de amor, caridade, solidariedade e perseverança, mesmo enfrentando uma batalha contra uma doença tão dolorosa como o câncer. Elas foram umas guerreiras.


Deixe um comentário